Calculadora da Gravidez

Calculadora da Gravidez ou também chamado de cálculo gestacional, uma dúvida frequente ente as gestantes principalmente as de primeira viagem que não estão familiarizadas com métodos de gestação e a contagem da gravidez em semanas e meses.

Outra coisa que acontece, a idade da gravidez não está ligada diretamente com a idade do embrião, isso porque, a verdadeira duração da gravidez começa na contagem a partir do dia que o ovulo é fecundado pelo espermatozoide é de 268 dias ou 38 semanas.

Quando começa a gravidez?

Praticamente é impossível definir o dia exato que houve a fecundação do ovulo, então convencionou-se datar a gravidez a partir do primeiro dia do último período menstrual sendo assim 280, ou 40 semanas.

Concluindo então levando em consideração algumas características do ovulo momentos durante a fecundação e que o espermatozoide saudável nas suas melhores condições ainda pode viver 5 dias dentro do útero antes da fecundação.

A idade da gravidez tem mais duas semanas do que a idade do bebe porque a datação da gravidez se inicia no primeiro dia da última menstruação enquanto que a contagem da idade do bebe se inicia a meio ciclo menstrual considerando um círculo regular de 28 dias.

Na primeira consulta pré-concepcional o médico irá usar um calendário para calcular a idade da gravidez (idade gestacional cronológica) e a data provável para o parto, esse cálculo será devidamente ajustado ao longa das próximas consultas.

calculadora da gravidez

Calculadora da Gravidez

Como usar a Calculadora da Gravidez? Veja aqui abaixo a nossa ferramenta que é usada para auxiliar as grávidas.

Se há suspeitas de gravidez e quer ter certeza disso a mulher deve fazer uma ecografia para verificar se existe algum vestígio de gestação.

Veja também:  Calcular Aposentadoria

A partir da quinta semana já é possível ao médico observar se a mulher está ou não gravida porque nesse período já se pode ver o saco gestacional ou bolsa.

Ainda eu saiba a data da última menstruação so é possível fazer um cálculo definitivo na primeira ecografia da gravides, entre as onze as treze semanas mais seis dias, bem como a data provável para o parto.

Como estimar o dia do parto

Quando calculado pelo dia da última menstruação, uma gestação normal ou de termo dura entre trinta e sete e quarenta e duas semanas. Se por acaso nascer antes de trinta e sete semanas é considerado prematuro.

Na maioria dos casos os bebes nascem por volta de quarenta semanas de gestação. Como a datação da gravidez considera o primeiro dia do seu último período menstrual, a data do parto é calculada acrescentando quarenta semanas.

Vamos ao cálculo utilizando a formula abaixo: (o resultado pode ser indicativo já que o bebe pode nascer entre trinta e sete e as quarenta e duas semanas)

1. Ao primeiro dia da última menstruarão adicione sete dias
2. Ao resultado obtido subtraia três meses
3. Some doze meses
Exemplo:

• Data da última menstruação – 1º de janeiro 2017
• Soma 7 dias = 8 de janeiro 2017
• Subtrai 3 meses = 8 de outubro 2016
• Soma 12 meses e obtém a data provável para o parto = 8 de outubro 2017

Caso não haja inicio do trabalho de parto após as quarenta e duas semanas pode ser necessário marcar a data do parto nesse caso sendo ele induzido para evitar complicações para a saúde da mãe e também do bebe.

Gostou da Calculadora da Gravidez?

Gostou das dicas sobre a Calculadora da Gravidez? Então deixa seus comentários abaixo e compartilha o post nas redes sociais.


Última atualização: 14/07/17


Check Also

Calcular IPTU

Como Calcular IPTU

Saber como Calcular IPTU é muito importante – O Imposto Predial e Territorial Urbano (Wikipedia), mais …