Calculadora Gestacional

Calculadora Gestacional – Depois que confirmada a gravidez, são muitas dúvidas que ficam na cabeça das gestantes e de outras pessoas que querem acompanhar esse momento. Entre as dúvidas, quando acaba os 9 meses para o neném nascer?

Acontece que os médicos calculam por semanas e podem prever a data provável do parto, e outras datas importantes com a calculadora da gravidez.




Para acompanhar o desenvolvimento do bebe é possível ter acesso a calculadoras gestacionais on-line, através de sites e até aplicativos para celulares, conheça um pouco mais sobre estas calculadoras.

Quando começa a gravidez?

Em tese a gravidez inicia-se quando ocorre a fecundação, ou seja o óvulo da mulher é fecundado pelo espermatozoide do homem, formando um embrião que vai se desenvolvendo até virar um feto.

Mas na calculadora utilizada pelos médicos a data utilizada como início da gravidez é o da última menstruação (DUM).

Embora a fecundação deva ocorrer cerca de 2 semanas depois, não é possível especificar corretamente.

Desta fora nas calculadoras utilizadas pelos médicos e encontrada em vários sites para grávidas, a data inicial da gravidez é o (DUM), primeiro dia da última menstruação da gestante.

Calculadora Gestacional

Calculadora Gestacional

Calculadora Gestacional

Depois de definido a data do início da gravidez conta-se 40 semanas para a data provável do parto, podendo variar de 38 a 42 semanas se tudo ocorrer bem. Em média são 280 dias de gestação.

Mas como calcular em meses? Conte 30 dias do DUM para um mês de gestação e a cada 30 dias adicione um mês a conta.

– Mas o médico irá contar sempre em semanas.

– Esta conta vale para quem perguntar de quantos meses está?

Fique sempre atenta a semana gestacional, pois se precisar de cuidados médicos, ou qualquer procedimento clínico, a idade do feto será muito relevantes para saber quais cuidados a serem tomados.

Por que calcular a semana gestacional?

Baseado nas semanas da gestação é possível acompanhar a evolução do feto, como por exemplo: a partir de quando é possível escutar o coração, ver o sexo, começar a sentir os chutes.

Através destas informações também é possível para o médico saber quais remédios pode receitar a gestante tomar e outros cuidados.

Por exemplo, no primeiro trimestre de gravidez (as primeiras 12 semanas), a gestante corre mais riscos de um aborto espontâneo.

Enquanto no terceiro trimestre a partir da 25ª semana ela pode ter mais desconfortos físicos e alterações de pressão.
E a partir da 37ª semana o bebe já está pronto para o parto.

O bebe se desenvolve todos os dias, assim calculando em semanas é possível um acompanhamento mais real da evolução do feto, que o cálculo em meses.

Como fazer o cálculo da gravidez se meu ciclo menstrual é irregular

Mesmo quando não se lembra a data certa da última menstruação ou a mulher não tenha ciclos menstruais regulares, ainda assim a calculadora pode ajudar.

A data aproximada da última menstrual, serve como base e assim as outras semanas serão calculadas aproximadamente.

Mas se realizado um exame de ultrassom, nas primeiras semanas, a data provável apresentada pelo exame deve estar mais correta neste caso.

Calculadora de gravidez online

Existem muitos sites com calculadoras disponíveis, todas elas se baseiam na última menstruação, caso tenha realizado um ultrassom nas primeiras semana de gestação, pode utilizar a data apresentada pelo exame como DUM.
Alguns sites possuem informações precisas da semana gestacional, como o feto está desenvolvendo e as medidas aproximadas do bebe. Por isso vale a pena conferir. Conheça.

Document








Apesar de existirem muitos sites com informações extremamente úteis para as gestantes, o acompanhamento com um médico, o chamado pré-natal não deve ser deixado de lado, este momento deve ser aproveitado para sanar todas as dúvidas.

Gostou da Calculadora Gestacional?

Gostou das dicas sobre Calculadora Gestacional? Então compartilha com suas amigas e também deixa seus comentários aqui abaixo.

Veja também

One Response to “Calculadora Gestacional”
  1. Kathiem Bley