Cálculos Cálculos Financeiros

Como Calcular Frete Correios

Quer aprender calcular frete Correios? Então você está no lugar certo! Além de algumas ferramentas para lhe ajudar a fazer este cálculo, temos também diversas formas no qual você poderá usar sempre para saber o valor do frete de algum produto.

Ao término deste post você vai está entendendo tudo sobre frete Correios. Como funciona, preços e prazo para suas encomendas, você sendo remetente ou destinatário.






Leia o post completo para não perder nenhuma informação sobre calcular frete Correios.

Como Calcular Frete Correios

A mais ou menos uns 7 anos, a empresa passou à calcular o frete Correios levando em consideração o volume das encomendas, e não apenas o seu peso físico.

Dessa forma a empresa passou a utilizar o preço cúbico como uma forma para equilibrar a questão peso/espaço ocupado pela carga, estando no Brasil ou fora do país.

O peso cúbico é calculado da forma citada abaixo, é assim que os Correios calculam o valor de determinado objeto:

(C x L x A)/6.000

6.000 = coeficiente resultante da relação entre peso e volume mais adequada e comercialmente justa à cubagem de aeronaves, conforme recomendado pela IATA, entidade internacional que congrega as empresas aéreas.

Onde:

A = Altura do objeto (em centímetros)

L = Largura do objeto (em centímetros)

C = Comprimento do objeto (em centímetros)

Faça uma simulação na prática para saber como fica o resultado: http://www2.correios.com.br/sistemas/precosPrazos/

Formas de Calcular frete Correios

Existe hoje no mercado 4 formas de calcular frete Correios que são consideradas as principais formas não pela empresa que estamos tratando, mas para concorrentes também.

Entenda abaixo:

Consulta via Webservice: Este método para calcular o valor do frete é utilizado por webservices – coleção de protocolos e padrões que são usados para substituição de informações entre aplicações Internet.

Resultado no formato XML: A consulta feita pelo cliente é retornada em formato XML, para livre tratamento das informações pelo mesmo.

Resultado na página do cliente: Algumas lojas (clientes Correios) costumam criar uma página personalizada para seus clientes (clientes das lojas) consultarem as informações direto em suas próprias páginas, sem precisar mandar o seu cliente para a página do Correios.

Resultado numa janela pop-up: Pop-up são páginas que abrem em cima da página já aberta pelo cliente bem menor contendo informações sobre o cálculo do frete ou o rastreio dos correios.

Mas o que é o Correios?

Desde o inicio dos serviços postais (mais ou menos durante o período do ano 1500) quando era muito lento os serviços de entrega de cartas, surgiu esse tipo de empresa, agilizando o processo na entrega de correspondências e focando somente nesse tipo de serviço.

Atualmente os serviços foram bem aperfeiçoados e melhorados cada vez mais, o Correios tem um papel fundamental nessa história.

Antes de mais nada, o nome da empresa no qual estamos tratando agora é Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), conhecida popularmente por CORREIOS.

É uma empresa pública federal e é a principal empresa que atua hoje no Brasil no ramo de entrega de todos os tipos de correspondências, tanto dentro do país como para fora dele.

Os principais serviços do Correios hoje são: PAC, SEDEX, SEDEX 10.

PAC

Para quem está buscando entregar algum objeto pelos Correios de forma mais econômica, porém um pouco mais lenta, deve utilizar os serviços PAC.

É a entrega econômica disponibilizada pelos Correios para o envio exclusivo de produtos. A vantagem desta modalidade é sem sobra de dúvidas o valor do serviço.

SEDEX

Nos tempos atuais muita gente está buscando utilizar o serviço dos Correios SEDEX (Serviço de Encomenda Expressa Nacional), com uma pequena diferença entre o anterior PAC, é um pouco mais rápido e atua também com entregas documentos e encomendas gerais.

SEDEX 10

Este é realmente algo incrível e revolucionário, o serviço é chamado SEDEX 10, pertence a linha de serviços expressos da empresa e garante o envio de documentos e mercadorias com no máximo 10 horas da manhã do dia útil seguinte ao da postagem.

É um pouco mais caro, mas muita gente opta ao serviço pela agilidade.

Rastreamento Correios

O rastreamento Correios, conhecido também como rastreio Correios é uma ferramenta disponível no site dos correios que permite que os seus usuários (clientes) acompanhe qual é o status da postagem.

O rastreio vale tanto para a modalidade SEDEX, como SEDEX10 e PAC.

Geralmente quando você compra algum produto em lojas online ou faz uma postagem em alguma agência dos Correios recebe um código com 13 dígitos alfanuméricos, por exemplo:

AA167489523BR
EC158742069BR
AS852176543BR

Existem diferentes siglas que possuem diferentes significados, veja mais sobre as siglas aqui.

*Esses são apenas exemplos, não funcionam.

calcular frete correios

Calcular Frete CORREIOS

Para consultar a localização do seu objeto, basta inserir o código que você recebeu no site citado acima (como mostrado na imagem) e clicar em buscar.

Gostou de Calcular frete Correios?

Gostou das dicas sobre Calcular Frete Correios? Então deixa seu comentário abaixo através do Facebook ou direto no blog mais abaixo. Compartilha também nas suas redes sociais!

*Algumas informações foram retiradas do site do próprio Correios para servir como base nas informações.

Como Calcular Frete Correios
5 (100%) 24 votos