Cálculo de Juros de Financiamento

Veja algumas dicas sobre Cálculo de Juros de Financiamento, abaixo:

O que é financiamento?

Chamamos de financiamento a ação de arrecadar recursos, comumente financeiros, ofertados por uma parte financiadora (geralmente bancos e/ou cooperativas de crédito) para executar alguma modalidade específica de investimento. Diferentemente de um empréstimo financeiro, o financiamento precisa ser destinado conforme contrato acordado previamente.

Um cidadão que coletar financiamento para aquisição de um imóvel, por exemplo, não poderá utilizar-se desse fundo para outro tipo de investimento.

O financiador pode cobrar juros de acordo com o valor, tempo de retorno, modalidade do financiamento e risco do investimento.

São diversas modalidades disponíveis de financiamento, desde aquisição de imóveis ou veículos por pessoas físicas, expansão, reforma e aquisição de equipamento, móveis e itens de permanência duradoura por pessoas jurídicas, financiamento com incentivos do governo, que resultam em menores juros, como são os financiamentos destinado para produtores rurais.

Os créditos rurais são oferecidos com condições especiais de pagamento e juros menores, podendo ser usado para financiar os custos de produção e comercialização de produtos rurais, por exemplo.

Cálculo de Juros de Financiamento
Cálculo de Juros de Financiamento

Como funciona os juros de financiamento

Como dito anteriormente, existem diversos tipos de financiamento. Podemos citar aqui o financiamento de veículos, financiamento habitacional, financiamento capital de giro (para o seu negócio), financiamento rural, financiamento educacional, etc.

Os financiamentos são regidos por um contrato onde constam todas as exigências e cláusulas que determinarão os valores do financiamento, valores das prestações, formas de correção monetária… Ou seja, toda a obrigação acordada entre as partes para a liberação financeira estará em um contrato assinado pelos envolvidos.

Veja também:  Como Calcular Frete Correios

Há variados tipos de correção monetária a serem aplicadas num financiamento, taxas de juros pré-fixadas e pós-fixada, juros simples, juros composto. Quanto maior o risco de um investimento exige-se taxas de juros proporcionalmente maiores. Os juros são, basicamente, o lucro que o financiador terá por investir em você ou no seu projeto.

Cálculo de Juros de Financiamento

Se existe um fator que causa dúvida e estranheza é o método aplicado para se calcular os juros de um investimento. Habitualmente, os financiadores aproveitam-se da metodologia utilizada pelo BCB – Banco Central do Brasil, efetuando uma equação que envolve os seguintes parâmetros:

– número de parcelas (meses);
– taxa de juros mensal;
– valor da prestação;
– valor financiado.

A financiadora pode inclusive não realizar a cobrança, no caso de financiamentos não reembolsáveis.

Os bancos, geralmente os maiores financiadores, empregam juros compostos pra calcular seus financiamentos. Juros compostos são somados ao capital financiado e permitem o acúmulo de juros vencidos, gerando um novo capital nos meses seguintes (juros sobre juros), diferente dos juros simples, onde a taxa é calculada sempre sobre o valor inicial.

Sendo assim, enquanto o crescimento dos juros simples é linear e gradativo, o crescimento dos juros compostos é nitidamente mais acelerado.

Além dessas duas modalidades de juros vistas acima, existem ainda outras modalidades de juros disponíveis no mercado financeiro:

– Juros de Mora
– Juros Nominais
– Juros Reais
– Juros Rotativos
– Juros sobre capital próprio.

A quantidade de financiamento realizado é essencial para o estudo funcional de um país e observação do seu crescimento econômico. O acesso ao crédito contribui para o desenvolvimento financeiro do país, gera vagas de empregos e modela o conhecimento público de competitividade nacional.

Veja também:  Cálculo GPS Em Atraso - Como Atualizar, Emitir e Calcular GPS

Gostou de fazer o Cálculo de Juros de Financiamento?

Gostou das dicas sobre Cálculo de Juros de Financiamento? Então deixa seu comentário abaixo e também compartilha o post nas redes sociais.

Veja também

Cálculo de Juros de Financiamento
5 (100%) 41 votos

Última atualização: 13/07/17


Check Also

Calcular IPTU

Como Calcular IPTU

Saber como Calcular IPTU é muito importante – O Imposto Predial e Territorial Urbano (Wikipedia), mais …