Cálculo do IMC

Quer aprender a fazer o Cálculo do IMC? Então para saber o seu peso ideal. O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida do grau de obesidade uma pessoa.

Através do cálculo de IMC é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura.




Algumas outras informações sobre IMC, estão disponíveis no Wikipedia.

O que é IMC?

IMC é a abreviação de Índice de Massa Corporal, que tem como função avaliar o peso da pessoa, levando em consideração sua altura.

Com o resultado obtido, é possível identificar se o individuo está no peso ideal ou com alguns quilos a mais ou a menos.

É importante ficar sempre dentro da faixa de peso ideal, pois peso tanto pra mais quanto pra menos pode identificar algum problema de saúde, ou então acarretar problemas que podem aparecer com influencia do peso.

Um exemplo é a desnutrição e anemia, quando o individuo está abaixo do peso e infarto ou até mesmo um AVC, quando o peso é acima do ideal.

Além desses distúrbios, o IMC pode ajudar a identificar muitas outras doenças, tais como: bulimia, diabetes, hipertensão, apneia na hora do sono, ataques cardíacos, etc. Por isso calcular o IMC é importante e muito usado na área da saúde tanto pública como privada, pois um simples cálculo pode salvar uma vida, se o distúrbio ainda estiver em sua fase inicial.

Apesar de todos esses benefícios, o IMC tem alguns pontos fracos: com ele não é possível separar massa magra de gordura, proporções do corpo também não são identificadas e esse método não é recomendável para adolescentes e idosos, porém, apesar dessas desvantagens, o IMC tem um papel de grande importante e deve ser aplicado sempre que necessário.

Cálculo do IMC

Cálculo do IMC

Como calcular o IMC

Para descobrir se uma pessoa está ou não no peso desejado e ideal para saúde, não é difícil, para isso foi criado o IMC, como falamos acima.

Com algumas informações básicas do indivíduo é possível fazer o cálculo e identificar na mesma hora se a pessoa precisa ganhar, perder ou manter o peso que tem.

Não há segredo para descobrir seu IMC, isso é, se você souber seu peso e altura, pois são apenas essas duas informações necessárias para descobrir como calcular o IMC.

A matemática da conta é bastante simples e até você, se não for um expert em conta conseguirá realiza-la de forma concreta.

Para descobrir seu IMC basta realizar o seguinte cálculo: peso/ (altura x altura). Isso mesmo, primeiramente faça a altura x altura, após isso, divida o seu peso pelo resultado obtido. Exemplo: Carlos pesa 70 quilos e tem 1,68m de altura, com isso, para calcular o IMC, Carlos fará a seguinte conta: 70/ (1,68 x 1,68) -> 70/2,8224. Sendo assim, o IMC de Carlos será de 24,80, mas, como saber se o resultado está dentro ou não do peso ideal?

Cálculo do IMC

A calculadora IMC serve para você analisar o resultado obtido na continha realizada anteriormente, o seu índice você terá que encaixar dentro de alguns dos seguintes itens:

Inferior a 15: Abaixo do peso em nível extremo;
Entre 15,1 a 16: Abaixo do peso em nível grave;
Entre 16,1 a 18,5: Abaixo do peso;
Entre 18,6 a 25: PESO IDEAL;
Entre 25,1 a 30: Sobrepeso;
Entre 30,1 a 35: Grau I de obesidade;
Entre 35,1 a 40: Grau II de obesidade (grave);
Superior a 40: Grau III de obesidade (mórbida);

Ainda utilizando o exemplo de Carlos, logo após ter realizado o cálculo e obtido o resultado de 24,80, pode-se notar que o indivíduo está em seu peso ideal, pois o item referente ao peso certo vai de 18,6 a 25, porém, por estar próximo ao limite do peso ideal, Carlos deverá tomar cuidado para não entrar no sobrepeso e se manter no peso certo.

O que se pode concluir sobre o IMC

Como nada é perfeito, há divergências sobre a fórmula utilizada e o método de aplicação, porem, é fundamental você saber como realizar o cálculo do IMC, fazer a conta necessária peso/ (altura x altura) e ter a consciência de que se está abaixo do peso, é necessário procurar engordar com saúde, se está acima do peso, emagrecer ou então, se estiver no ideal, manter o peso.

Gostou das informações sobre Cálculo do IMC? Então compartilha nas suas redes sociais e também deixa seus comentários ai abaixo.

Veja também