Cálculos Cálculos Financeiros

Como Calcular Empréstimo Consignado

Seja para adiantar o pagamento de alguma dívida ou para ter em mãos um novo bem de consumo, o empréstimo parece uma boa opção, o crédito consignado seria a melhor opção neste caso? Se você está buscando calcular empréstimo consignado veja todas as dicas abaixo.

Para que possa avaliar confira as informações referentes a este tipo de empréstimo, e quem são as pessoas que tem direito ao consignado.






Qual valor que pode ser disponibilizado no crédito consignado e outras informações referentes a este empréstimo você confere a seguir.

O que é empréstimo consignado?

O crédito consignado é disponibilizado a trabalhadores com carteira registrada ou aposentados e pensionista do INSS.

Empréstimo consignado significa que o valor da parcela do empréstimo será automaticamente descontado da sua folha de pagamento, aposentadoria ou pensão.

Empréstimo consignado ou pessoal

São basicamente 2 as diferenças entre o crédito consignado e o crédito pessoal. A taxa de e a forma de pagamento.

A primeira diferença importante é que o crédito consignado é liberado somente trabalhadores registrado em carteira, aposentados e pensionistas, e o desconto das prestações ocorre na fonte.

Enquanto no empréstimo pessoal pode ser avaliado todas as formas de ganho e o pagamento deve ser realizado pelo beneficiário do empréstimo podendo ocorrer juros em casos de atraso.

A segunda diferença ocorre quando se calcula os juros e taxas. Para o empréstimo consignado é cobrada uma taxa de juros que varia de uma financeira para outra mais o IOF.

Já no empréstimo pessoal o beneficiário do crédito paga além do taxa e o IOF a TAC (taxa de abertura de crédito) que também varia de uma instituição para outra.

  Como calcular o PIS

Todo trabalhador pode contratar um empréstimo consignado?

O empréstimo consignado somente é liberado quando a empresa empregadora, possui convênios com intuições financeiras ou bancos. Mesmo assim é feita uma análise de credito antes da liberação.

Nesta avaliação pode ser avaliada se nome consta em listas de proteção ao crédito ou não e também o tempo de serviço naquela empresa entre outros.

Como o crédito é descontado em folha a consulta em lista de proteção ao crédito não é obrigatória.

Taxa e Juros

Obrigatoriamente se aplica IOF sobre o empréstimo. Trata-se do imposto sobre operações financeiras e pode chegar a no máximo 3% ao ano. Este valor é somado ao valor bruto do empréstimo e não sobre o pagamento.

Já as taxas de juros do empréstimo consignado são atribuídos pela instituição financeira ou banco, e ainda podem ser incluídas taxas de seguros a prestação, mas quem está solicitando o empréstimo não precisa aceitar.

Como Calcular Empréstimo Consignado

A margem de empréstimo a que uma pessoa pode ter direito é bem fácil de calcular seguindo os seguintes passos:

  • Passo 1: Calcule o valor líquido do salário, pensão ou aposentadoria. Este valor deve estar livre dos descontos, ou seja não vale o salário bruto sem os descontos.
  • Passo 2: Calcule o quanto é 30% deste valor, para isso multiplique o valor do salário por 0,3
  • Passo 3: O resultado é o valor máximo de parcela que pode pagar por mês, ou seja se você tem outro empréstimo dilua o valor da outra parcela a este resultado.
  • Passo 4: Depois de escolher o banco ou instituição financeira em que irá realizar o empréstimo, verifique o número máximo de prestações e multiplique este valor a parcela.
  • Passo 5: divida o valor encontrado por 1,7 este deve ser o valor aproximada de margem para crédito consignado.
  Calculadora Gestacional

Melhores empresas para empréstimo consignado

Para calcular empréstimo consignado é importante conhecer quais são as menores taxas de juros do mercado atualmente. Confira quais as instituições que oferecem as melhores oportunidades de empréstimo consignado:

  • Banco de Brasília (BRB) taxa de 1,84;
  • Bancoob taxa de 1,89;
  • Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), taxa de 1,92;
  • Banco Safra taxa de 2,00;
  • Banco Santander taxa de 2,01;
  • Gazincred taxa de 2,03;
  • Banco Daycoval taxa de 2,03;
  • Banco Mercantil do Brasil taxa de 2,04;
  • Mercantil Brasil Financeira taxa de 2,04;
  • Crediare Financeira taxa de 2,05.

* Essas taxas podem ser alteradas a qualquer momento.

Simuladores de empréstimo consignado

Existem algumas calculadoras online que podem ajudar nestes cálculos para empréstimos, como taxas, ou o valor da prestação, confira:

http://www.simulecred.com.br/

http://simuladorfinanciamento.com/emprestimo-consignado

https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/calcularFinanciamentoPrestacoesFixas.do

http://www.calculador.com.br/calculo/financiamento-price

Gostou de todas as dicas sobre Calcular Empréstimo Consignado? Então deixa seu comentário nos campos abaixo e compartilha o post com seus amigos em todas as redes sociais.

Veja também

Como Calcular Empréstimo Consignado
5 (100%) 24 votos