Calcular período fértil

Calcular período fértil é cada vez mais comum entre as mulheres por motivos diversos: algumas porque precisam saber tal informação para tomar medicamentos, outras para tentarem engravidar e algumas até para fazerem o controle da natalidade.

Confira neste artigo as informações mais relevantes acerca do período fértil e como fazer os cálculos levando em consideração períodos menstruais regulares e irregulares.




O que é o período fértil

Por “período fértil”, entende-se a fase exata do ciclo menstrual em que a mulher está apta para engravidar, ou seja, trata-se do período do mês em que o corpo feminino está ovulando.

O período fértil dura aproximadamente 6 dias, sendo geralmente iniciado 14 dias antes da menstruação iniciar numa mulher com ciclos regulares de 28 dias.

É no período fértil que os óvulos saem do ovário passando pelas trompas e chegam ao útero.

Se a mulher, nesse caso, estiver tendo relações sexuais com seu parceiro e o espermatozoide fecundar o óvulo, ocorre o fenômeno da concepção.

calcular período fértil

Calcular período fértil.

Como funciona os dias férteis

Os dias férteis duram aproximadamente 6 dias em mulheres com fases menstruais regulares, esse período funciona como os três dias antes e os três dias depois contados a partir de 14 dias após o primeiro dia de menstruação.

Se um óvulo não for fecundado, ele será eliminado no início do ciclo menstrual (primeiro dia de menstruação) e assim inicia-se outro ciclo, 14 dias depois da menstruação, o ovário envia para o útero outro óvulo maduro, e esse é o dia fértil oficial da mulher com ciclo regular.

O período fértil, no entanto, funciona de três dias antes até três dias depois deste dia.

Como saber se está no período fértil

O período fértil é o exato momento do mês em que as chances de concepção de uma mulher são mais altas pelo fato de o óvulo estar na região do útero onde pode ser fecundado.

No entanto, para saber o período fértil é necessário antes ver se o ciclo menstrual é regular ou irregular.

Se for regular, ou seja, acontecer no mesmo dia todo mês, basta contar 14 dias depois do primeiro dia da menstruação para chegar ao dia da ovulação e, assim, o dia da ovulação mais três dias antes e três dias depois configura-se como o período fértil.

No caso de ciclos irregulares, ou seja, em casos onde o ciclo menstrual feminino não ocorre todos os meses no mesmo período, para a mulher calcular período fértil, a mulher deve anotar durante um ano, todos os dias em que desce a menstruação para elas.

No final do ano, devem ser contados o número de dias entre uma menstruação e outra e do menor número, subtrair 18 e subtrair 11 ao maior número, assim, se terá uma estimativa do período fértil dessa mulher.

Calcular período fértil

Se a mulher não quiser fazer todas estas contas por si mesma, existem diversos dispositivos online em sites e blogs que oferecem a opção de calculadora fértil.

Tais dispositivos pedem basicamente duas informações: o dia da última menstruação e o tempo que dura, em média a menstruação da mulher.

Desse modo, o software irá informar os dias do período fértil, o dia da ovulação, o dia da próxima menstruação e até a previsão de nascimento do bebê caso haja gravidez durante o período.

Dessa forma terá como Calcular período fértil corretamente.

Tabelinha período fértil

O cálculo do tempo fértil pode ser feito através do método da tabelinha período fértil que consiste em anotar numa tabela de dias, podendo esta ser feita pela pessoa ou mesmo em calendários, o primeiro dia da menstruação em cada mês e as contas relativas a 14 dias depois disso que configura o período de ovulação.

Se forem contados três dias antes e três dias depois do dia da ovulação, a mulher saberá o período fértil completo.

Gostou de calcular período fértil?

Gostou das nossas dicas sobre Calcular período fértil? Então dê sua avaliação abaixo nas estrelas, comenta o post e compartilha com todos os seus amigos em suas redes sociais.

Veja também