Como Calcular Salário Líquido

Como calcular salário mínimo é uma dúvida que aflige milhares, ou, quem sabe, milhões de brasileiros, já que causa dúvidas com relação à quantia que está na carteira e a que, realmente, é depositada.

Isso se dá pelo fato do trabalhador fechar um contrato com determinado valor, mas receber outro em sua carteira, o que acaba causando estranhamento, pois, na grande maioria dos casos, o empregado desconhece alguns descontos vigentes em lei.

Por isso, como calcular o salário mínimo é assunto que requer atenção, mesmo que não seja de extrema dificuldade, e sim fácil, mas que exige atenção.

Neste artigo, você encontrará respostas para as seguintes questões: “O que é salário líquido?”, “Como calcular salário líquido?”, “Como funciona o salário líquido?” e “Quais são os descontos do salário?”.

O que é salário líquido?

Além do salário líquido, você já deve ter escutado o nome de “outro” salário, isto é, o salário bruto.

Por isso, para que fique mais simples de compreender o que é o salário líquido, o bruto será explicado também.

Na verdade, os próprios termos utilizados já são capazes de nos dar uma ideia. Afinal, bruto lembra algo que ainda não foi definido e líquido remete a algo que resulta de tal refino.

Sendo assim, salário bruto é aquele que ficou acertado entre você o empregador. Agora, o salário líquido é a quantia que você receberá com os descontos já feitos na folha, isto é, o valor que, de fato, vai para a sua conta.

Veja também:  Cálculo GPS Em Atraso - Como Atualizar, Emitir e Calcular GPS

Quais descontos existem nos salários do Brasil?

Antes de saber como calcular o salário líquido, é necessário que você tenha conhecimento sobre os impostos que fazem o valor do salário bruto e salário líquido diferirem.

Como há profissões que possuem menos ou mais tributos do que as outras, serão citados os dois que são obrigatórios em quaisquer atividades que sigam o regime CLT: o INSS e IRRF.

INSS

INSS é a abreviação de Instituto Nacional do Seguro Social e diz respeito à contribuição que serve para manter a responsável por prestar auxílio-doença, auxílio-acidente e/ou pensão por morte, deveres que deverão ser cumpridos pela Previdência Social.

IRRF

Assim como o INSS, IRRF também é uma abreviação: Imposto de Renda Retido na Fonte. Como o próprio nome diz, esse tributo é descontado direto da folha e segue uma ordem que vai de acordo com a faixa salarial.

Para maior controle, o empregado pode conferir os impostos que já são descontados em seu holerite ou, em casos específicos, em contracheques.

Simulador de salário líquido

Agora que você já sabe quais impostos, fica mais fácil de saber como calcular o salário líquido.

Para que você possa ter maior controle do que ganha e, consequentemente, segurança nas suas finanças, você pode fazer uma simulação do salário líquido acessando a calculadora de salário líquido abaixo:

Tabela de Imposto de Renda atualizada

Como já dito, há valores que já são descontados, automaticamente, da sua folha salarial.

Saiba se o seu salário entra nas categorias e, caso entre, qual é a quantia retida. Acesse e confira: http://idg.receita.fazenda.gov.br/acesso-rapido/tributos/irpf-imposto-de-renda-pessoa-fisica.

Veja também

Veja também:  Como Calcular Boleto Vencido
Como Calcular Salário Líquido
5 (100%) 49 votos

Última atualização: 08/11/17


Check Also

Calcular IPTU

Como Calcular IPTU

Saber como Calcular IPTU é muito importante – O Imposto Predial e Territorial Urbano (Wikipedia), mais …