Como calcular velocidade média

Como calcular velocidade média – O número de acidente com veículos móveis aumentou nos últimos tempos, principalmente, devido a fatores como: precariedade das vias de acesso, má capacitação dos condutores, aumento do fluxo de veículos, irresponsabilidade dos condutores, entre outros.

O aumento do número de acidentes, a fiscalização eletrônica se tornou uma boa forma de monitorar e controlar as vias do país. Cabe ressaltar, que tal recurso é também bastante rentável, e a manutenção da sinalização é de suma importância para que o mesmo seja legítimo e eficaz.




Como funcionam os radares?

Existem diversas denominações para a fiscalização eletrônica, sendo que “radares” é a mais difundida, uma curiosidade é que chamar de radar um sistema fixo, é errôneo, pois estes não utilizam radares e sim um sistema eletromagnético fixado à pista, já os móveis utilizam desta tecnologia.

Outra curiosidade é que mesmo nos sistemas móveis, radares não são nomes para o equipamento, e sim o nome da tecnologia com a qual o mesmo funciona.

Radar é uma sigla inglesa que significa “Radio Detection And Ranging”. Como funcionam os radares varia conforme o seu tipo, basicamente, tem-se dois, os móveis e os fixos, os quais serão explicados a seguir:

Sistemas fixos

Também conhecidos como “pardais” são os aparelhos acoplados a postes, estes equipamentos funcionam da seguinte forma: os sensores eletromagnéticos (três ao total) fixados na pista enviam pulsos para os computadores de medição, existem pelo menos dois sensores, sendo o padrão três.

Quando o veiculo passa pelo primeiro sensor, ele emite um sinal para o computador, onde a programação é baseada na distancia exata entre um sensor e outro, quando o veículo passa pelo segundo sensor a programação mede quanto tempo levou de um sensor até o outro e calcula a velocidade, e o terceiro sensor é utilizado para confirmação.

Os computadores ficam logo abaixo da câmera, a câmera fica ligada o tempo todo, mas somente quando o computador “ordena” que ela capture a imagem do veículo, a imagem é paralisada e enviada para as centrais.

Quando a imagem chega a central, os funcionários identificam o veículo e a multa é emitida.

Sistemas móveis

Estes sistemas funcionam basicamente pelo efeito Doppler, que em termos gerais, significa que a frequência é percebida de formas diferentes conforme a distância do objeto.

Logo, as frequências das ondas eletromagnéticas, o equipamento móvel utilizado emite sinais de rádio para os veículos, o tempo entre uma transmissão e outra não muda, o que muda são os reflexos, com isso, o equipamento realiza o cálculo e fornece a velocidade ao policial responsável.

Este tipo de radar possui uma câmera acoplada que é ativada de acordo com a programação da velocidade máxima permitida.

Para que se tenham resultados mais confiáveis, geralmente, existem dois equipamentos operando junto neste tipo de fiscalização.

Em diversas situações cotidianas é importante que se saiba como calcular a velocidade média e a velocidade escalar média, como por exemplo, o tema acima supracitado, os “radares” utilizam cálculos como estes para “trabalharem”.

Como calcular velocidade média

Como calcular velocidade média.

Como calcular velocidade média

Agora veja como calcular velocidade média: A velocidade média é resultado da razão entre a distância percorrida e o tempo gasto. Para tal, utilizamos a seguinte equação:

V= d/t

Onde:

V = velocidade média

d = distancia

t = tempo

Como calcular velocidade escalar média

A velocidade escalar média é resultado da razão entre o espaço percorrido e tempo total gasto neste percurso, diferente da velocidade média que calcula a distância em linha reta, a escalar contabiliza o espaço total percorrido. Para tal calculo, utilizamos a seguinte equação:

Vem= d/ Δt

Onde:

Vem = velocidade escalar média

d = distância total percorrida

Δt = Intervalo de tempo

Gostou das dicas de Como calcular velocidade média? Então deixa seu comentário abaixo, seguido de sua avaliação nas estrelas e também compartilha com seus amigos nas redes sociais.

Veja também