Como justificar o voto

Como justificar o voto?

A pergunta feita acima é válida para você que, por quaisquer motivos, terá que justificar o voto nas eleições que se aproximam.




Por isso, saber como justificar o voto é algo obrigatório, pois votar é um direito e, ao mesmo tempo, dever que precisa ser justificado caso não seja cumprido.

Sendo assim, saiba como justificar o voto e em quais condições isso é possível ou possui legalidade.

Como justificar o voto?

Quando as pessoas pensam e como justificar o voto acham de imediato que é algo bem complexo, mas é o contrário, justificar o voto é um processo simples, que não requer quaisquer dificuldades.

E a facilidade que parece ser solução, em muitos casos, é um grande problema, pois há quem se aproveite para negligenciar. Infelizmente.

Voltando ao processo em si, basta o eleitor solicitar o Requerimento de Justificativa Eleitoral, também conhecido como RJE.

Esse requerimento pode ser obtido em cartórios eleitorais.

Além de ser muito fácil quando assunto é disponibilidade, há outra informação importante: é gratuito. Afinal, há quem acredite que o requerimento deve ser pago, como uma espécie de infração.

Vale ressaltar que só é cobrada multa se o eleitor não justificar o voto. Caso contrário, não há quaisquer custos.

No caso do eleitor não entregar o requerimento nos postos ou endereços informados, é necessário que, o mais rápido possível, se dirija pessoalmente a qualquer cartório eleitoral.

Com esse procedimento, o eleitor solicita a regularização da sua “situação” e não fica em débito com a justiça eleitoral, ficando isento de quaisquer infrações e/ou multas.

Como justificar o voto

Como justificar o voto.

É possível justificar o voto online?

Hoje em dia, a facilidade da tecnologia já consegue avançar bem em um dos países mais burocráticos do mundo, ou seja, o nosso Brasil.

E com a eleição não é diferente, pois o eleitor pode solicitar o requerimento de justifica pela internet.

Para que isso seja possível, basta acessar as páginas oficiais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Isso significa que só não justifica quem, realmente, não quer ou não dá a mínima para tal ato de cidadania.

Como justificar o voto em outra cidade?

Há quem tenha esse receio, pois acredita que, estando em outra cidade, não é possível fazer a justificativa do voto.

Porém, há alguns anos, os cartórios eleitorais “conversam” entre si.

Com isso, você pode ir a qualquer local de votação, solicitar o requerimento, apresentar um documento com foto e título de eleitor, e depois realizar a justificativa do voto.

Qual prazo para justificar o voto?

O eleitor tem o prazo de até 60 dias após o término das eleições para justificar a ausência o voto.

Quem não precisa justificar voto?

Até aqui, foi dito o que deve ser feito para justificar o voto.

Entretanto, há pessoas que não precisam dessa justificativa de voto, como:

  • Jovens com mais de 16 e menos de 18 anos;
  • Idosos acima de 70 anos.

Quais documentos para a justificativa do voto?

Os documentos em si diferem caso para caso, pois uma pessoa doente não precisa apresentar o mesmo documento de uma pessoa que precisou viajar de última hora.

Por isso, no caso do eleitor estar doente, um atestado médico será exigido, no caso da pessoa que precisou viajar, o bilhete de passagem pode ser solicitado.

Gostou das dicas informações sobre como justificar o voto? Então compartilha o post nas redes sociais e deixa seu comentário abaixo! 

Veja também