Blog Política

Como Votar Nulo

Como votar nulo – Com a crise política que o país vem vivendo atualmente, é muito comum ouvirmos pessoas dizendo que irão votar nulo por conta de todos esses problemas enfrentados na área.

Mas você sabe como votar nulo? Qual a forma correta de fazer o procedimento? Se não. Veja quais são as informações que separamos para você neste conteúdo!






Votar nulo pode não ser a solução ideal para o problema que o país está enfrentando, até porque estaremos desperdiçando o nosso poder eleitoral.

Ainda existem muitas dúvidas de como votar nulo, as pessoas confundem este voto com o voto branco, mas há diferenças entre os dois e estas devem ser consideradas.

Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, confira abaixo o post que irá esclarecer todas as suas dúvidas com relação a o que é e como votar nulo no Brasil. 

Como funciona o voto nulo

Antigamente o voto nulo servia como forma de protesto e manifestações nas eleições brasileiras, hoje ele não é computado e desta forma não tem utilidade nas eleições, serve apenas para estatísticas do país, caso seja necessário.

Se você pretende saber como votar nulo é muito importante que saiba antes este tipo de voto não é computado para nenhum candidato.

Como votar nulo

Como votar nulo.

O que acontece com os votos nulos

O voto nulo é um direito do eleitor e é considerado nulo quando o mesmo deseja anular o seu voto por algum motivo, como por exemplo, insatisfação com os candidatos.

  Máquina de Cartão do Bradesco

Este voto, assim como o branco, não entra na computação de votos.

Este voto é considerado apenas para fins estatísticos, para o país ter ciência de qual a porcentagem da população que votou nulo e o nível de insatisfação eleitoral. 

Diferença entre Voto nulo e Voto branco

A diferença entre o voto nulo e o voto branco é que no primeiro, a pessoa não demonstra interesse em nenhum dos candidatos e está, na maioria das vezes, insatisfeita.

Já o voto branco mostra que o eleitor não tem preferência por nenhum candidato, o que ganhar para ele não vai fazer diferença e ele estará de certa forma satisfeito.

Como votar nulo

Agora chegamos na parte mais importante, aprenda abaixo como votar nulo:

Para votar nulo basta o eleitor digitar na urna eletrônica um número que não exista nas eleições, como por exemplo o 00, depois disso basta apertar a tecla confirma que irá confirmar o voto nulo.

É simples.

Como votar nulo na urna eletrônica nas eleições

As urnas eletrônicas possuem a tecla do voto branco, mas não possuem a tecla do voto nulo, justamente porque para votar nulo, o eleitor deve digitar um número inexistente na urna e em seguida apertar confirma.

Ele não é obrigado a votar em branco e nem escolher um candidato por obrigação, por este motivo existe o voto nulo, basta agir dessa forma que o voto nulo já terá sido efetivado.

Consequências dos votos nulos

Como o voto nulo não é computado, ele não tem validade nas eleições.

Desta forma, com o voto nulo você pode estar favorecendo um candidato que não seja bom pelo fato de desperdiçar a sua chance de votar em um candidato que possa te representar.

  Como justificar o voto

O mal uso do voto pode acarretar em sérios problemas para a população, por isso é importante pensar bastante antes de votar, analisar se realmente irá valer a pena votar nulo ou se existe algum candidato em que você possa dar o seu voto de confiança.

Então, as consequências dos votos nulos podem ser bastante desagradáveis.

Gostou das dicas sobre como votar nulo? Então deixa seu comentário abaixo e compartilha o post com seus amigos nas redes sociais!

Informações baseados no site do TRE: http://www.tre-es.jus.br/imprensa/noticias-tre-es/2014/Outubro/voto-branco-x-voto-nulo-saiba-a-diferenca

Como Votar Nulo
5 (100%) 40 votos