Qual calculadora usar para calcular porcentagem?

Se você tem dúvida sobre qual calculadora usar para calcular porcentagem, deve ficar atento a este post para resolver todas as suas dúvidas.

O que é porcentagem?

Definida como uma maneira de expressar proporção ou relação entre dois valores, sendo um a parte e o outro o inteiro, a porcentagem é considerada uma medida de razão com base 100, ou seja, é um valor que se torna dividido por 100.

É a mais usada para calcular partes devidas de valores financeiros como o seu salário ou parcelas financeiras, principalmente se há algum tipo de atraso de pagamento.

Se você pensa que se trata de uma invenção moderna, pense de novo. Uma curiosidade histórica: na Roma antiga, muito antes da existência do sistema decimal, os cálculos eram muitas vezes feitos em frações que eram múltiplos de 1/100.

O imperador Augusto, o primeiro do império, cobrou um imposto de 1/100 em produtos vendidos em leilão, conhecido como centesima rerum venalium.

À medida que as denominações de dinheiro cresciam na Idade Média, os cálculos com um denominador de 100 tornaram-se mais padrão e, a partir do final do século XV até o início do século XVI, tornou-se comum que os textos aritméticos incluíssem tais cálculos.

Muitos desses textos aplicaram esses métodos para lucros e perdas, taxas de juros e a Regra de Três. No século 17, era padrão citar taxas de juros em centésimos.

No início do século XX havia uma forma de abreviatura pontilhada para por cento, ainda em uso na linguagem altamente formal encontrada em certos documentos, como os contratos de empréstimos comerciais (particularmente aqueles sujeitos ou inspirados pelo direito comum), bem como nas transcrições dos procedimentos parlamentares britânicos. O termo foi atribuído ao por cento latino.

Veja também:  Calcular Adicional Noturno

O conceito de considerar valores como partes de cem é originalmente grego. O símbolo de porcentagem (%) evoluiu a partir de um símbolo que abrem o percentual italiano.

Em algumas outras línguas, a forma procent ou prosent é usado em vez disso. Algumas línguas usam uma palavra derivada de porcentagem e uma expressão nesse idioma que significa a mesma coisa.

Como calcular porcentagem?

O cálculo é bem simples para quem se acostuma a fazer divisões: se algo possui, por exemplo, 50% de um valor, sabemos imediatamente que se refere à metade do que aquele valor representa.

Se o percentual sobe para 70% (por exemplo, determinado artigo numa loja está com 70% de desconto), calculamos o preço fazendo a conta:
valor*70/100 (revelará o valor do desconto).

Para saber como o valor final ficará, fazemos a conta valor total-valor do desconto.

Por exemplo, se algo custa 80 reais e tem 70% de desconto, temos:

80*70/100 = 56

Assim o produto em questão terá o seguinte preço:

80-56=24

Para se usar uma calculadora e descobrir a porcentagem pode-se utilizar uma comum (mesmo as inseridas no windows de seu computador ou ems eu dispositivo móvel) e seguir a fórmula acima ou utilizador o botão %, que já calculará a primeira parte (no caso do exemplo, fará a conta que dará 56).

Mesmo as calculadoras no estilo financeiro, com muito mais funções do que as normais, apresentam essa versão simplificada.

O preço final deve ser obtido repetindo a segunda parte da fórmula. Isso porque o botão % apenas calcula o valor do desconto, não dá o resultado final.

Outro método muito usado é a famosa regra de três. Observe-se o seguinte exemplo quando tentamos calcular 25% de 50:

Veja também:  Como Calcular Bolsa Família

100% representa o total, ou seja, 50. E 25% representa X. Fazendo a regra de três, temos:

X/25 = 50/100

100X = 50×25

100X = 1250

X = 1250/100

X = 12,5

Assim, chegamos à conclusão de que 25% de 50 é 12,5.

Qual calculadora usar para calcular porcentagem

Gostou das dicas sobre Qual calculadora usar para calcular porcentagem? Então deixa seu comentário abaixo para nos ajudar.

Veja também

Check Also

Cálculo de Rescisão

Cálculo de Rescisão

Você está precisando fazer o Cálculo de Rescisão? Então confira todas as nossas dicas sobre o …